terça-feira, 10 de novembro de 2009

Crase diante de números

Sabe-se que crase é a fusão de duas vogais idênticas e que a crase da preposição a com os artigos a e as ou da preposição a com os pronomes demonstrativos aquele, aquela, aquilo, aquiloutro, a e as é caracterizada pelo acento grave (`). Claro é, portanto, que só ocorre crase diante de palavras que exijam os artigos femininos a e as, além, lógico, dos pronomes demonstrativos.

Concernentemente a números, portanto, só ocorrerá crase se este for representativo de termo feminino. Veja os seguintes exemplos:

- Chegarei à escola às 7h. Com crase, pois há a preposição a, e o número 7 é representativo de um termo feminino: horas. Basta substituir pelo termo masculino meio-dia: Chegarei à escola ao meio-dia. Como, diante do termo masculino surgiu ao (preposição + artigo), diante do feminino também haverá preposição + artigo: à.

- Chegarei à escola após as 7h. Sem crase, pois, apesar de o número 7 ser representativo do termo feminino horas, não há a preposição a, e sim a preposição após. Basta substituir pelo termo masculino meio-dia: Chegarei à escola após o meio-dia. Como, diante do termo masculino surgiu o (artigo), diante do feminino também haverá somente o artigo: a.

- Daqui a uma hora, embarcarei para o Rio de Janeiro. Sem crase, pois, apesar de o número uma ser representativo do termo feminino hora, não há o artigo a. Basta substituir pelo termo masculino minuto: Daqui a um minuto, embarcarei para o Rio de Janeiro. Como, diante do termo masculino surgiu a (preposição), diante do feminino também haverá somente preposição: a.

Uma curiosidade concernentemente a números ocorre quando há uma relação entre eles. Somente ocorrerá crase entre números quando o primeiro deles estiver antecedido de artigo. Por exemplo:

- O show ocorrerá das 20h às 22h.
- O show ocorrerá de 20h a 22h.
- 20h a 22h: Esse é o horário de show.
- Os alunos de 1ª a 4ª série devem posicionar-se à esquerda do palco.
- Os alunos da 1ª à 4ª série devem posicionar-se à esquerda do palco.

Um comentário:

Andréa disse...

Olá prof. Dílson!
Gostaria de saber em que contexto devo usar esta ou aquela frase: "Os alunos de 1ª a 4ª série devem posicionar-se à esquerda do palco."
"Os alunos da 1ª à 4ª série devem posicionar-se à esquerda do palco. "
Grata pelo retorno,
Andréa dos Santos