quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Ter = haver?

Carlos Drummond de Andrade, em 1930, retratou um uso de inadequação já corrente no Português brasileiro daquela época: o verbo "ter" no sentido de "existir": "tinha uma pedra no meio do caminho". 

A ele isso era permitido em virtude da licença poética, uma espécie de autorização aos poetas e compositores de usar inadequações ao idioma padrão. 

Aquele que intenciona utilizar a língua em sua plenitude deve, porém, evitar tal uso, embora já se tenha tornado praticamente um padrão brasileiro. Todos os dias ouvimos frases como "teve pessoas que...", "tiveram jogadores que...". 

O verbo "ter" significa, basicamente, "possuir" com algumas variantes. Jamais "existir". 
Um verbo sinônimo de "existir" é "haver", que, diferentemente de "existir", que tem sujeito e com ele concorda, é impessoal e fica na terceira pessoa do singular. 

Veja alguns exemplos:

- O Brasil tem inúmeras praias maravilhosas. 
Nessa frase o sentido é o de "possuir": O Brasil possui praias. 

- No Brasil há inúmeras praias maravilhosas. 
Nessa frase o sentido é o de "existir", por isso "haver" fica no singular: No Brasil existem praias. 

Um estudante curioso pode perguntar-se por que passou a ocorrer essa inadequação. Donde surgiu esse uso inusitado? O motivo disso é o seguinte:

Existe uma possibilidade de os verbos "ter" e "haver" serem 'sinônimos': quando forem verbos auxiliares de locução verbal que forma tempo verbal composto. O verbo principal sempre estará no particípio - forma terminada em "-ado" ou "-ido" ou outras terminações irregulares, como em "escrito, posto, vindo":

- Ele tinha se salvado. 
- Ele havia se salvado. 

Ambas as frases têm o mesmo sentido e adequação gramatical. O cidadão incauto, então, acreditando que "ter" e "haver" são sinônimos, usa-os como tal em todos os sentidos. Não o são, porém.  

Usei, no terceiro parágrafo a locução "... já se tenha tornado...". Poderia ter usado "... já se haja tornado...". 

Resumindo: "Ter" e "haver" só são sinônimos quando à frente surgir um verbo no particípio: 

- Ele morreu por ter caído do andaime. 
- Ele morreu por haver caído do andaime. 

Em nenhum outro sentido "ter" e "haver" são sinônimos. "Ter" significa "possuir"; "haver" significa "existir" ou "acontecer", portanto Carlos Drummond usou a forma popular. Se ele tivesse querido escrever de acordo com o padrão culto da Língua, deveria haver escrito assim:

- Havia uma pedra no meio do caminho. 

E as frases que ouvimos todos os dias deveriam ser assim escritas:

... houve pessoas que...
... houve jogadores que...

Nenhum comentário: